terça-feira, 28 de maio de 2019

O assentimento. Por Bert Hellinger (1)


“Assentir (concordar) com algo ou com alguém significa estar em sintonia com ele, por isso, o nosso assentimento é, antes de mais nada, uma experiência pessoal. Assentimos a uma pessoa, a um evento, ou a qualquer outra coisa a partir de nossa própria e vivencia pessoal. Nós assentimos independentemente de se gostamos, de se nos dá algo ou nos o tira, seja qual seja sua exigência ou o que nos aporte. Isto ao qual assinto esta então já em mim, está dentro de mim. Já tem sido parte de mim antes de que eu o admitisse e aceitasse com minha ação. Isto significa assentimento.
O assentimento exterior é consequência de um reconhecimento e de um amor que experimentei previamente dentro de mim. Segue uma frequência na qual o outro e o outro vibram comigo de tal maneira que eu recebo algo dele e ele de mim. Graças a este assentimento tanto eu como o outro nos enriquecemos e nos fazemos mais plenos. Crescemos reciprocamente.
Assentimento quer dizer, logicamente, que assinto ao outro tal como é, sem restrições nem julgamentos. Com isto transgrido um limite imposto pela minha consciência e por grupos para mim importantes que me proíbem de dar em minha alma um lugar a estes outros.  Este assentimento me separa daqueles que exigem que me distancie deles, que os julgue, os rejeite e os combata. Se os obedecesse perderia imediatamente aos uns e aos outros.
Ainda cabe uma reflexão. Se assinto ao outro tal como é, estou em sintonia tanto com ele como com uma parte de mim. O que a princípio me parecia dele estranho e ameaçador , se revela com meu assentimento como uma parte minha que me faltava. O mesmo ocorre com o outro, também encontra graças a esta vibração comigo uma parte dele que lhe faltava. Ele encontra em mim e eu nele mais de si mesmo.
...Se assinto a eles como são, exatamente como são também estes estarão em vibração comigo, também serão uma parte de mim e eu deles. Também com eles encontro uma parte minha que me falta e eles encontram em mim o que lhes falta.
Como o nosso assentimento produz um efeito assim? De onde toma esta força transformadora? Da sintonia com o Espirito Criador, que tudo o que se move o pensa assim como se move e que movendo permanece dedicado a todos por igual. (2)
Em sintonia com este movimento do Espirito aprendemos a assentir passo a passo com mais pessoas de cada vez até que nosso assentimento alcance a todos nos incluindo a nós mesmos. Somente neste assentimento abarcador nos experimentamos plenamente inteiros.”

Tradução do espanhol de Marcia Paciornik


(1)   Mística Cotidiana (caminos de experiencias espirituales). Hellinger, Bert, 1ª. Edição Buenos Aires: Alma Lepik, 2008.pags 48, 49,50.
(2) "O movimento: Tudo o que se move, se move porque outra força os move desde fora. Por isto Aristoteles conclui que existe algo ou alguém que coloca em movimento tudo o que se move..." Mística Cotidiana (caminos de experiencias espirituales). Hellinger, Bert, 1ª. Edição Buenos Aires: Alma Lepik, 2008. Pga 25.

Nenhum comentário: