segunda-feira, 8 de agosto de 2016

O vicio: drogas, alcool, cigarros, jogos. Como superar?


A adição (vicio) (álcool ou cocaína entre outras)  está relacionado a uma lealdade a alguém do seu sistema familiar. Frequentemente um homem desprezado, rejeitado, excluído por uma mulher. Uma lealdade ao pai ou a algum outro ancestral. Filhos cujas mães negaram acesso, desqualificaram, excluíram ou desprezaram o pai.
Se o ancestral chegou a morrer em consequência do desprezo, da exclusão (e da própria adição) a pessoa pode segui-lo, com o vicio, até a morte. (1)
A cura da adição é possível quando se restabelecesse o respeito ao viciado, e quando a mãe ou esposa do viciado consegue honrar o masculino. 
"Torna-se viciado aquele a quem falta algo. Para ele, o vício é um substituto. Como curamos um vício em nós? Reencontrando aquilo que nos falta. Quem ou o que falta no caso de um vício? Geralmente é o pai. Ninguém e capaz de sentir-se inteiro e completo sem seu pai. Sendo assim, o vicio e a ânsia de reencontrar o que foi perdido e, com ajuda, sentir-se são e restabelecido. Contudo, por ser apenas um substituto, o vicio não é capaz de satisfazer essa necessidade. Por isso prossegue. E prossegue sem o pai.  Como podemos ajudar um viciado? Como ele pode ajudar a si mesmo? Ele leva aquilo que foi perdido para dentro de seu vicio, desta forma tornando-o supérfluo. O vicio mais difundido em nosso tempo é, em muitos países, o fumo. Nem mesmo o fato de estar escrito “fumar mata” nos maços de cigarro assusta a maioria das pessoas. Para elas ainda mais mortal é o sentimento de que algo lhes falta em seu profundo interior. Como é possível para um fumante levar o pai que lhe falta para dentro de seu vicio? Primeiramente, o que o ajuda é fumar com prazer, pois seu ato de fumar o conscientiza do quanto sente falta de algo. Quando deseja ou precisa fumar, sente o quanto lhe faz falta, por exemplo, seu pai. Assim que se prepara para tragar o cigarro, imagina seu pai. Então traga a fumaça profundamente em seus pulmões, olhando para seu pai, dizendo-lhe internamente: “ Tomo você em minha vida e em meu coração”. E fuma até sentir seu pai dentro de si. Algo similar vale para o álcool. Aquele que se tornou doente devido a este vicio brinda com o pai antes de beber. Então bebe, lenta e profundamente, sorvendo seu pai, a cada gole até sentir-se preenchido por ele e vivenciá-lo profundamente. E as mães? Como elas ajudam seus filhos viciados? Elas reconhecem que, para seus filhos, são apenas uma metade, e nunca a totalidade. Ao invés de manter seus filhos longe do pai, os guiam com amor até ele. Este movimento começa quando elas veem e amam, em seus filhos, também o pai deles..."(2).
As constelações familiares, método terapêutico desenvolvido por Bert Hellinger vem sendo empregadas com bons resultados na superação de viciados.

Sinta-se a vontade para comentar e compartilhar. Caso tenha alguma duvida ou sugestão pode encaminhar para constelarparavida@gmail.com

Marcia Paciornik. 
Maestria em Novas Constelações
Constelações familiares, organizacionais e quânticas
Alinhamento e orientação sistêmica
Atendimento individual ou em grupo . Presencial ou online.+55 11 991388-8337 


 (1)  Constelar a Enfermedad desde las comprensiones de Hellinger e Hamer, Brigitte Champetier de Ribes, Gaia Ediciones, 2011
 (2) A Cura – Bert Hellinger, Editora Atman, 2014

3 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de saber mais sobre o assunto "vício e drogas". Obrigada, gratidão.

Marcia Paciornik, novas constelações disse...

Para mais informações sobre este tema enviar e-mail para constelarparavida@gmail.com

Unknown disse...

Gostaria de saber mais sobre este tema. Pois sou viciada em cigarro.se possível me enviar
agradeço. Roberta