Constelações o que são?


"Na nossa vida tudo esta interligado. Quer dizer que quando algo não está bem em algum setor toda a sua vida será afetada por isso. Por outro lado, se algo essencial se liberta, tem o seu espaço, se realiza toda a sua vida pode mudar, tudo começa a se realizar, a fluir e a se soltar". Brigitte Champetier de Ribes

O que exatamente é uma constelação?

 No final dos anos 90, o terapeuta e filosofo Bert Hellinger após anos trabalhando com várias abordagens psicoterapêuticas (estudou Gestalt-terapia na Alemanha,  psicanálise em Viena e em 1973 se mudou para a Califórnia para estudar Terapia Primal com Arthur Janov. Lá, se interessou pela Análise Transacional que teve uma enorme influencia em seu trabalho) concluiu que distintas forças dirigem nossas vidas, forças estas superiores a nós, invisíveis mas inexoráveis (1) e descobriu as constelações como método terapêutico.

Vídeo com Bert Helinger

https://www.youtube.com/watch?v=kvzy67prq0c


Uma constelação  permite observar (através do movimento e linguagem corporal dos representantes)  as lealdades ocultas inconscientes e as dinâmicas invisíveis às quais  a pessoa está "enredada", (repetindo ou “imitando sem saber algo ou alguém do seu sistema familiar). 

Ao poder ver o que está "por trás" das dificuldades ou bloqueios, a pessoa pode iniciar movimentos que vão permitir que ela se volte para o presente para a vida.  

Como surgiu o termo constelação e o que ele significa? Vídeo de Joan Garriga




Bert Hellinger, denominou sua abordagem terapêutica de Familienaufstellung. Em tradução literal esta expressão significa "Colocação [Representação] familiar". Ou seja, posicionar certos elementos numa configuração dada. 
Trata-se de uma abordagem sistêmica que pressupõe que as partes estão conectadas com o todo, que tudo o que existe faz parte de um sistema e que cada sistema faz parte de outro maior (um conjunto de células forma um órgão; um conjunto de órgãos forma um sistema (sistema nervoso, circulatório, digestivo...), um grupo de sistemas forma um corpo humano, conjuntos de humanos formam diferentes sistemas sociais (família, empresa, amigos...), um grupo de sistemas sociais forma um país, sistemas de países formam continentes, que formam o planeta, que formam o sistema solar e assim por diante. 


Alguns fundamentos desta terapia


Bert Hellinger estudou, aprofundou-se e praticou diversas linhas e abordagens de terapia até que, através da observação de sua própria prática, foi aos poucos estabelecendo este método que denominou de "Constelações Familiares".

Uma das mais recentes teorias que dá suporte a alguns dos fenômenos que se observa nas constelações é o que Rubert Sheldrake, biólogo escocês, denominou de campo mórfico ou morfogenético. 

Segundo Sheldrake, dentro de cada espécie do universo, seja esta uma partícula ou uma galáxia, um protozoário ou um ser humano, existe um vínculo que age, instantaneamente, num nível subquântico fora do espaço e do tempo. Este vínculo é o que ele denominou de campo mórfico ou morfogenético. 

Estes campos são estruturas invisíveis que modelam ou dão forma a todas as coisas e também têm um efeito organizador. “Cada tipo de célula, tecido, órgão ou organismo tem seu próprio tipo de campo”, “cada espécie animal, vegetal ou mineral possui uma memória coletiva a qual contribuem todos os membros da espécie. ”

Assim o campo mórfico contém uma memória comum compartilhada por todos os membros da espécie e/ou sistema, tenham ou não convivido nas mesmas coordenadas de espaço e tempo, que permite a "transmissão" transgeracional. E cada família tem sua própria memória coletiva à qual todos os seus membros estão conectados e têm acesso. 

Para Jung, estes campos se irradiam por ressonância mórfica no espaço/tempo afetando várias gerações, repercutindo no presente e se traduzindo em neuroses e psicoses. 

Segundo Anne Ancelin Schützenberger, uma das precursoras da psicogenealogia, “Os lutos não feitos, as lágrimas não derramadas, os segredos de família, as identificações inconscientes e lealdades familiares invisíveis passam para os filhos e os descendentes. O que não se expressa por palavras se expressa por dores”.

Ou seja, podemos estar vivendo equivocadamente comportamentos, atitudes e emoções passados. Isto impede que tenhamos energia e força para lidar com nossa vida atual.

Através das constelações, é possível acessar esta memória comum partilhada pelos membros do nosso sistema e nos liberar as lealdades invisíveis às quais estamos atados inconscientemente.

Espero que tenha apreciado este texto. Sinta-se à vontade para compartilhar ou comentar.

Para mais informações pode enviar uma mensagem para +5511991388337

Marcia Paciornik

Constelações familiares e quânticas, Orientação sistêmica, Movimentos Essenciais


(1) A palavra fenomenologia surgiu a partir do grego phainesthai, que significa "aquilo que se apresenta ou que se mostra".
(2) O Termo Constelações originou-se pelo fato de o trabalho mostrar todo o sistema familiar da pessoa como se fosse uma constelação.
(3) Campo para o qual contribuem todos os membros da espécie de acordo com a teoria de ressonância Mórfica estabelecida pelo biólogo Rudolf Sheldrake. 
(4) Brigitte Champetier de Ribes curso unidad formacion on line 4 Sistémica



Nenhum comentário: