quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Bert Hellinger, biografia (s)


Bert Hellinger deixou um legado transformador e revolucionário para a humanidade.

Sua filosofia, observações e compreensões sobre as "forças" e "necessidades" que movem os sistemas, bem como sobre o papel da consciencia "grupal,"  e como eles nos afetam, representam um salto evolutivo para a humanidade. 

Muito se escreve e fala sobre ele e seu trabalho. Alguns textos e "falas"  resultam de pesquisas e conhecimentos extensos e profundos. Não faltam porém aqueles realizados de forma superficial  com conclusões errôneas e até mesmo levianas.

No site da "Hellinger Sciencia" pode se encontrar uma de suas biografias (acesso através do link a seguir) 


Uma das biografias mais completas sobre a vida, o trabalho e a obra de Hellinger foi escrita por Brigitte Champetier des Ribes (1) e pode ser encontrada no site do Instituto de Constelações Familiares que ela dirige , 

https://recursos.insconsfa.com/hellinger_biografia.php

Baseada em uma extensa e profunda pesquisa esta biografia apresenta um rico, profundo e humano depoimento sobre a carreira e a vida deste do extraordinário ser humano, filósofo e terapeuta que foi Bert Hellinger.   

As constelações familiares, (método pelo qual Hellinger ficou universalmente conhecido), assim como as demais teorias das ciências humanas (p.ex. psicologia, ciências socias) têm como base a experimentação e a observação sistemáticas realizadas por Bert ao longo de sua vida e carreira. Tudo amplamente descrito, explicado e documentado em seus livros, artigos, conferencias, vídeos e workshops (2).

O registro sistemático e organizado de fenômenos ou "casos"  observados dentro de determinados parâmetros, regularidade, periodicidade, prevalência tem sido a forma de determinar sua base e comprovação "cientifica".

Com base nestes critérios e métodos, teorias como a da psicanalise de Freud ou a psicologia analítica de Carl Jung (só para citar algumas) tem sido validadas e vêm sendo amplamente utilizadas.

O método e a filosofia de Bert, além de se basear da observação sistemática, descrita, catalogada e documentada de centenas de casos estão apoiados no método e na observação fenomenológicos (3), 

A observação sistemática e analítica de casos são formas  para aquisição de conhecimento também validadas pela epistemologia, a filosofia do conhecimento (4).


(1) Psicóloga clinica,  uma das principais facilitadores e formadoras de constelações da atualidade. Seu extenso currículo pode ser encontrado no link a seguir  https://insconsfa.com/instituto_brigitte.php 
(2) Bert Hellinger escreveu 64 livros traduzidos em 25 idiomas
(3) Fenomenologia/ fenomenológico, inicia-se em 1900 com Edmundo Husserl e se dedica ao estudo das experiencias subjetivas e sua metodologia. Se trata de "observar" o fenômeno ou seja o que está ocorrendo na situação sem interpretar.
(4) epistemologia palavra de origem grega cujo significado é teoria do conhecimento. Os Epistemologistas estudam a natureza, a origem e o escopo do conhecimento. 


Nenhum comentário: