segunda-feira, 15 de agosto de 2022

Um novo modo de constelar

 Texto de Bert Hellinger - Frankfurt, Outubro 2010

 

"Agora eu estou de pé e sou outro Bert Hellinger. O que vocês conheciam de anos anteriores eu não conheço mais. Agora eu me direciono para outro campo e vou explicar o que isso significa. 

Antes, muitas pessoas vinham a esse tipo de curso porque queriam resolver algo para si mesmas e suas expectativas estavam focadas em mim, em como eu poderia ajudá-los. E essas expectativas me guiavam e me deixaram doente.

Por que? Porque eu me intrometia em seu destino dele.  E eu experimentei comigo mesmo o quão perigosa essa ajuda pode ser. Essas forças maiores, que atuam agindo através de mim e no mesmo grau atuam em cada um de vocês, não suportam quando tomamos o seu lugar. E sem embargo nos parecia que estávamos fazendo algo bom.  Desde o início das Constelações Familiares podíamos ver que os representantes se sentem como a pessoa que estão representando. É incrível que algo assim possa acontecer. 

E em seguida nós continuamos e o chamamos de "método terapêutico". Pode haver algo mais louco? Aqui, desde o início, outra força se manifestava totalmente, outra força no que queria ajudar e também nos representantes. Essa força os tomava ao serviço. E em seguida nós empurrávamos aos representantes, para lá e para cá como se isso fosse ajudar em algo. Como se tivéssemos permissão para nos intrometer. 

E os que guiavam uma constelação, eu também me incluo aqui, diziam: "Diga-me, qual é o seu problema? O que trazes? E alguém respondia e nós levamos a sério e dizíamos: "Venha, o constelamos." Mas essas forças queriam o bem para nós. Essas constelações familiares acabaram.

Torna-se cada vez mais perigoso quando ainda tentamos fazê-lo desta maneira e vemos também o resultado de constelações familiares deste tipo. Digo isso abertamente e não vou proteger ninguém. Essas constelações familiares acabaram. 

O que agora toma seu lugar? Podem ainda me ouvir? É interessante? Então, simplesmente considero seriamente que cada representante é guiado por algo diferente. E que eu sou guiado por algo totalmente diferente e que eu só posso avançar na medida em que eu experimente o mesmo que aquele que é guiado. E quando isso termina, eu também termino. Acabo. 

Este novo modo de Constelações Familiares eu chamo de "seguir o espírito". Nunca pensamos assim. Não refletimos que os representantes não são eles mesmos, mas que outra força os toma e os dirige. E, quando um representante quer escapar disso porque ele tem algum objetivo dele, tudo desmorona. O representante que se comporta como se tivesse que ajudar tem que ser mudado para outro imediatamente.

Porque se não, nada pode funcionar. E o mesmo se aplica a mim.  Quando trabalho sou um intermediário e algo diferente me toma ao serviço e me disciplina. Então tem lugar algo totalmente diferente do que uma pessoa pode imaginar ou desejar. Essa pessoa é tomada ao serviço e disciplinada.  

Pergunta: O que era perigoso nas constelações familiares anteriores? 

Hellinger: A Usurpação." 

Tradução do Espanhol Marcia Paciornik

Fonte: https://insconsfa.com/

Nenhum comentário: