sábado, 14 de janeiro de 2017

O que está por trás das dificuldades, bloqueios, comportamentos repetitivos?



O inconsciente é dez vezes mais poderoso do que nossa vontade consciente! 

Isso significa que se uma pessoa deseja se casar e ao, mesmo tempo, possui um registro inconsciente que diz: “EU NÃO QUERO ME CASAR” o que vai dominar é a intenção inconsciente. Como resultado ela irá atrair pessoas que não estão disponíveis para relacionamentos ou para compromissos.

Através da terapia sistêmica, utilizando o método da Constelação (configuração) Familiar, pode-se identificar  os vínculos inconscientes que mantêm uma pessoa "emaranhada" com "desordens" do seu sistema familiar e impedem que a sua vida (amorosa, financeira, pessoal, profissional) flua positivamente.

A abordagem sistemica, e fenomenologica, possibilita identificar, superar ou tornar mais e fáceis e leves diversas dificuldades: 

  • Relacionamento ou conflitos entre os membros da família ou casais. 
  • Sentimentos de agressividade, culpa, medo, tristeza, ansiedade, depressão, pânico.
  • Para engravidar.
  • Sintomas e doenças.
  • Relacionadas à empresas, colaboradores, projetos ou negócios, heranças.
O que este método tem de diferente? 

Bert Hellinger, o psicoterapeuta e filosofo que intuiu e desenvolveu esta terapia, observou que somos influenciados e guiados, sem nos dar conta, por diversos campos de consciencia. 

Através de seu trabalho terapeutico concluiu que atuamos sob a influencia dos campos de consciencia dos sistemas aos quais somos vinculados (familia, empresa ou orgão que trabalhamos,  país no qual nascemos e /ou vivemos. Só para citar alguns). 

Estes campos atuam sobre nós e influenciam nosso comportamento, atitudes, sentimentos e emoções sem que tenhamos conciencia de que estamos sob sua influência de atuação.

Segundo Hellinger, todos os sistemas são regidos por "leis" invisiveis e campos que atuam sobre nós, da mesma forma que a gravidade atua sobre a terra. Uma destas "leis" é a do pertencimento. 

Esta lei determina que todos os membros de um sistema ou grupo tem o mesmo direito a pertencer. Ninguem pode ser excluido (excluido no sentido mais amplo: esquecido, desqualificado, desprezado, olhado de maneira depreciativa). 

Quando um membro ou uma determinada situação são "excluidos" por um ou mais dos integrantes de um sistema , a conciencia grupal, que não admite que nada nem ninguem sejam excluidos,  vai fazer algo para propiciar a sua reinclusão.

O sistema corre o risco de perder sua integridade e continuidade se esta exclusão não for revertida!

Como ela faz isto? 

Ela se "impõe" sobre um jovem do sistema e faz com que ele  repita este comportamento ou sentimento. É sua forma de  "chamar a atenção", alertar: olha tem algo ou alguem que foi desprezado, excluido, esquecido, desqualificado ou olhado de maneira ruim. 

Bert chama estes comportamentos "herdados" de lealdades ou fidelidades ocultas ou invisiveis de intrincações ou "emaranhamentos". 

Sabe quando, sem saber por que razão, agimos ou nos comportamos de uma maneira incompreensivel ou não conseguimos deixar de agir de um determinado modo? 

Pois é, saiba que, quando agimos de forma incompativel com uma situação,  estamos sob influencia do campo de conciencia grupal. 

Por isto a descoberta de Bert é revolucionaria e trouxe a possibilidade de cura para dificuldades e bloqueios que até então se mostravam incuraveis ou de tratamento extremamente longo com pouco ou nenhum resultado. 

Muitos conhecem casos de pessoas que dizem estar fazendo análise ou psicoterapia ha muitos anos e ainda sofrem de limitações e bloqueios. 

As terapias psicoterapicas são extremamente valiosas e atuam de maneira muito eficaz quando se trata de limitações, dificuldades e bloqueios que tem origem no campo da conciencia pessoal, da personalidade. Mas não atingem as questões ou dificuldades trazidos ou com origem na consciencia grupal.  

Esta é a grande contribuição da abordagem sistemica!

Quando estamos agindo sob a influencia da consciencia grupal é necessário falar uma linguagem que seja compreensivel para esta conciencia. Uma linguagem  ritual, corporal de poucas falas e frases curtas. Não se atinge a consciencia grupal com a linguagem mental.

Este é a linguagem das constelações (ou para utilizar a palavra correta de Hellinger das "configurações"). 


Marcia Paciornik
Maestria em Novas Constelações Familiares pelo Instituto de Constelaciones Familiares, Brigitte Champetier des Ribes
Capacitação em Movimentos Essenciais com Claudia Boatti.

Atendimento on line. 

55-11-99138- 3337  




Nenhum comentário: