Você vive fazendo dietas e não consegue emagrecer?Come por impulso sem controle? morre de vontade de comer doces? Nunca esta satisfeito/a com seu peso? Sofre de bulemia ou anorexia?
As causas para as dificuldades relacionadas com o peso corporal e com os distúrbios alimentares são múltiplas e complexas.
Comer em excesso, rejeitar comida ou determinados tipos de alimentos, sofrer de alergias alimentares nos indicam como nos sentimos em relação à vida. "Comer significa "fico" (na vida), não comer significa "vou" (desejo morrer). Comer mais do que o necessário indica medo de ter que ir embora da vida.
A relação com a mãe é a base da vida. Quando podemos nos entregar a esta relação incondicionalmente temos condições de nos entregar plenamente à vida. Viver.
Para Bert Hellinger o excesso de comida, em alguns casos, pode ser um substituto da mãe que foi rejeitada ou de um irmão falecido precocemente.
Em outros casos a obesidade mostra um desejo inconsciente de sentir-se mais forte e maior seja para superar sentimentos infantis de abandono, solidão ou de medo diante de um perigo eminente seja porque o corpo entende, com sua programação genética antiga, que não armazena energia sob forma de gordura está em perigo.
A obesidade também pode ser consequência de emoções retidas: culpa, medo, raiva, tristeza. Com frequência, são emoções desencadeadas por um trauma que ativa a obesidade (um acidente grave, o falecimento de um filho ou cônjuge por exemplo, um abuso infantil).
Em alguns casos a obesidade reflete uma lealdade inconsciente a uma tragédia familiar ocorrida em uma geração anterior: suicídios, famílias que tiveram que se separar para poder sobreviver, pessoas que morreram de fome ou passaram por situações de escassez de comida graves, como nas guerras.
A bulimia ocorre quando a mãe diz a um filho : “O que vem de seu pai não tem
nenhum valor; você deve receber só de mim.” Este tipo de bulimia
se curará quando o filho conseguir, internamente, “receber” a comida dos
dois pais, sobretudo, do pai”.
Quando a obesidade é resultado de uma compulsão existe uma lealdade profunda a uma grande tragédia e uma necessidade de vingança. A compulsão é uma proteção contra este desejo de se vingar. (1)
Para Jon Gabriel, criador do método Gabriel, o corpo atua com base em "programas" de sobrevivência muito antigos e para emagrecer será necessário entender de qual perigo ele está te protegendo.
Com todos estes fatores e causas envolvidos, manter o peso ideal parece ser uma tarefa fadada ao insucesso. E de fato é bastante difícil. A boa noticia é que que através da fenomenologia, método utilizado nas constelações, é possível diagnosticar a ou as causas possíveis da obesidade e de outros transtornos alimentares e realizar movimentos terapêuticos que levam à superação destas dificuldades.
Utilizando a o método terapêutico desenvolvido por Bert Hellinger em conjunto ferramentas da Programação Neuro Lingüística, da análise transacional e de movimentos elaborados pelo terapeuta Miguel Angel Aguillar a partir do método Gabriel é possível alcançar resultados bastante animadores.
Nestes casos propõe-se um trabalho terapêutico em duas etapas: uma de diagnostico das diversas possíveis causas e outra de movimentos para sanar as causas identificadas.
Espero que este texto seja útil.
Espero que este texto seja útil.
Sinta-se a vontade para comentar e compartilhar.
Marcia Paciornik
Maestria em novas constelações.
Capacitação em Movimentos Essenciais
+ 55 11-99138-8337.
____________
(1) Constelar la Enfermidad desde las comprensiones de Hellinger e Hamer. Brigitte Champetier des Ribes. Gaia ediciones, 2011.
____________
(1) Constelar la Enfermidad desde las comprensiones de Hellinger e Hamer. Brigitte Champetier des Ribes. Gaia ediciones, 2011.
3 comentários:
Marcia
boa Tarde !
Muito esclarecedor seu artigo
Essa questão alimentar é bem complexa, consigo obter resultados para saber qual é o meu dilema em relação a familia em apenas uma constelação ?
Preciso muito entender, e saber lisar com neu peso ja fiz refucao de estomago, faco regime tomo remedio e nao consiho emagrecer ja fiz tds metodos que um medico possa me auxiliar preciso de outro tipo de ajuda
Sou psicanalista mas gostei muito do conteúdo
Postar um comentário